Como funciona o Inbound Marketing

Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing faz parte do Marketing Digital, uma metodologia de conjuntos estratégicos que tem por objetivo atrair mais clientes. É conhecido como o “novo marketing”, e diferentemente do marketing tradicional, baseia-se na comunicação bilateral entre empresas e clientes.

Na atualidade, os mercados de marketing e dos negócios precisaram mudar sua forma de vender e atrair clientes, por isso o Inbound surgiu como uma forma de inovação. Mas como o Inbound funciona?

Primeiro, temos que compreender que no Inbound Marketing o primordial é o desenvolvimento da jornada da compra de um potencial cliente, ou seja, desde a sua atração até a retenção, construindo o momento ideal para fechar a compra. O relacionamento ocorre de forma progressiva e é justamente isso que diferencia do marketing tradicional, no qual o cliente comprava por insistência.

Com um mundo mais conectado pela internet, as pessoas passaram a buscar mais informações antes de adquirir um produto. Hoje em dia é possível saber tudo sobre uma mercadoria antes de conversar com o vendedor, logo o foco principal do Marketing Digital é a geração de interesse.

Para que o Inbound Marketing dê certo é substancial a criação de conteúdos significantes para o consumidor. Oferecer todas as informações ao cliente para que ele possa absorver e continuar as etapas até a compra.

Lembre-se: é o cliente que vai atrás do produto, por isso oferecer conteúdo e informações relevantes aumentam as chances do negócio ser fechado.

Por ser parte do Marketing Digital, o Inbound tem foco nos resultados, passos e ações que são divididos em etapas. Essas etapas fazem parte de um processo maior, conhecido como funil de vendas (ou funil do marketing).

O funil de vendas é a divisão dos estágios que um cliente em potencial irá passar até a compra. Ele funciona a partir das seguintes fases:

– Atração: esta é a fase de atrair possíveis clientes para os canais digitais da empresa

– Conversão: nesta fase o visitante se torna um lead através de um preenchimento de formulário. É uma ação caracterizada pela captura de informações em troca de algo, como um e-book por exemplo.

– Relacionar: é nesta fase que o relacionamento entre a empresa e um prospect é desenvolvido, conduzido até o momento ideal da compra.

– Vender: o processo de vendas é facilitado pelas ações de marketing na geração de interesse, é a fase que cabe realizar uma abordagem comercial e fechar novas contas

– Analisar: é uma das partes fundamentais do funil de vendas e está presente em todas etapas com o objetivo de entender e otimizar ações afim de manter o bom funcionamento das vendas

– Reter: o foco desta fase é reter os clientes já adquiridos e estimular novas compras.

Ao seguir corretamente os passos do Inbound Marketing suas vendas podem crescer muito, mas sem esquecer que este é um processo que conecta ações com foco em resultados relevantes. Ter muitos acessos ao site e nenhuma compra indica que o processo está falho. É preciso entender as taxas de conversão em cada etapa para certificar o bom funcionamento da máquina de vendas.

 

 

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